segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

O que o empresário deve cobrar de seu contador

O que o empresário deve cobrar de seu contador

Não existe coisa mais frustrante para qualquer profissional honesto que ser nivelado e comparado com aquele que só tenta tirar vantagem sobre o empresário, seu cliente.

Tudo que você fala soa como uma trapaça. Não poucos acham que pagam para você não fazer nada ou que quanto menos você fizer, melhor. Muitos atendem que suas orientações visam basicamente o lucro, não o cumprimento de uma obrigação legal. Se um novo cliente e, portanto, ainda desconhecido por uma fiscalização ou notificação, descobrir que você não cumpriu alguma obrigação acessória, a guerra começa. O mais comum, porém, é todos considerarem sua estimativa de honorários absurda, por compará-la a de outros que, certamente compensam o baixo valor cobrado sujeitando o cliente a multas e fiscalizações desnecessárias.

Esse trabalho pretende facilitar o entendimento de todos, principalmente do empresário que imagina as microempresas isentas de qualquer obrigação.

Não da experiência de outros colegas de profissão, mas muitas vezes, o cliente mais difícil é aquele que se julga quase imune a todas as obrigações e, portanto, administra sua documentação à sua conveniência, sem facilitar ao mínimo o trabalho do contador.

Dada a freqüência dessas situações, nosso conselho resolveu editar um livreto que lista e explica as obrigações básicas exigidas da maioria das empresas, os quais nós, contadores, por conseqüência, devemos atender.

Grande parcela desses 56 itens não se refere a impostos, mas a obrigações acessórias, como declarações e livros fiscais, portanto , desconhecidos da maioria que devem ser entregues periodicamente e podem ou não ter sido fiscalizados durante um certo período.

Vale comentar que o tempo deixou de ser aliado, pois a maioria das obrigações é processada eletronicamente. Isso facilita o trabalho das autoridades que, hoje em dia, fiscalizam as exceções identificadas pelo controle eletrônico, a famosa malha fina.

É importantíssimo ressaltar que grande parte desses itens serão necessários para o encerramento da empresa e respectivas baixas nos órgãos competentes. Portanto, sua elaboração e guarda se fazem imprescindíveis mesmo com a empresa inativa. Alguns deles, como os relativos às áreas trabalhista e previdenciária, devem ser mantidos quase eternamente.

Quadro Sinótico de Obrigações das Pessoas Jurídicas e Equiparadas
Estatuto ou Contrato Social
Contabilidade
Balanço
Livro Diário
Livro Razão
Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas
DIRF
Imposto de Renda Retido na Fonte
Livro de Inspeção do Trabalho
Livro de Registro de Empregados
Folha de Pagamentos
GPS
GFIP
GRFP
CAGED
Rais
Contribuição Sindical
Contribuição Confederativa
Contribuição Assistencial
Contribuição Associativa
NR-7
NR-9
Informes de Rendimentos das Pessoas Físicas
Informes de Rendimentos das Pessoas Jurídicas
DIPJ
Lalur
Imposto de Renda - PJ
CSLL
PIS sobre o Faturamento
PIS sobre a Folha de Pagamento
Cofins
DCTF
Simples Federal
Rubrica no Balanço
DIPI
Livro de Registro de Apuração do IPI
Livro de Registro de Entradas (IPI)
Livro de Registro de Saídas (IPI)
Livro de Registro e Controle da Produção e do Estoque
IPI
Guia de Apuração Mensal
Livro de Apuração do ICMS
Livro de Registro de Entradas(ICMS)
Livro de Registro de Saídas (ICMS)
ICMS
ICMS em Substituição Tributária
Guia de Apuração Anual - Simples Paulista
Livro de Registro de Inventário
Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (estadual)
Livro Modelo 6
Livro de Registro Modelos 51 e 53
Livro Termo de Ocorrência
ISS
Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (municipal)
ISS Simples
Livro Caixa


Fonte: Guia do usuário dos serviços prestados pelos contabilistas. CRC-SP
Recomendo pois, a organização de um sistema de arquivo que, independente do tamanho da empresa, utilize a mesma ordem apresentada no guia, a fim de facilitar o controle e a manutenção desses documentos.

Considero louvável tal iniciativa, pois serve para desmitificar e esclarecer sobre essas obrigações. É uma garantia para o empresário e, com certeza, uma situação muito mais confortável para nós, contadores.

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